Pesquisar no blog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

IṢẸ́FÁ

Imagem relacionada


IṢẸ́FÁ quer dizer:

IṢẸ́ - TRABALHO  + FÁ  - IFÁ    =  Trabalho de Ifá.

Este ritual consiste em, um Bàbáláwo preparar os Ikin (sementes sagradas) e entregar para a pessoa que deseja cultuar Òrúnmìlà, você recebe o seu assentamento de Òrúnmìlà e através dele tem uma orientação de um odu.

O iniciado passa por alguns sacrifícios (ebó), para controlar e equilibrar sua energia e o Bori, para que seu Ori (cabeça), esteja em conexão com o alto.

O ritual de Isèfá, normalmente é indicado para quem procura ter mais conhecimento sobre a vida pessoal, sendo que o novo iniciado consegue aprender com seu Bàbáláwo a controlar  o caráter, ter mais paciência, saber enxergar melhor o certo e o errado, saber se defender e principalmente, organizar de uma maneira mais fácil a caminhada de sua vida.
Omo Ifá, aprende também como cuidar dos Ikin (sementes sagradas do dendezeiro), assentamento de Ifá, de maneira que seu Odu o permitir.

Neste ato iniciático, a pessoa toma conhecimento de seu Odu temporal, bem como os possíveis ewo (impedimentos, proibições) provenientes dele. É quando o iniciado se compromete consigo mesmo, a aprender as normas de condutas que devem ou não ser tomadas, etc. O Isèfá tem a incumbência de proporcionar e propiciar o conhecimento e crescimento Espiritual, por isso, é uma cerimônia permitida e aconselhada a toda e qualquer pessoa.

Anúncios
Isèfá é um ritual, em que a pessoa não vai tornar-se sacerdote de Ifá, mas que precisa de Ifá para mostrar o caminho a percorrer em sua vida.  Esse ritual é realizado em poucos dias e é onde Òrúnmìlà, através do oráculo Ifá revela um Odu para  pessoa, onde ficará sabendo o melhor caminho a seguir para que sua vida flua de forma positiva.  O Omo Ifá, passa a ter um vínculo com Ifá e é através deste odu que o Bàbáláwo poderá saber as direções para que o Omo Ifá tenha uma boa vida na terra.

Ao passar pelo ritual de Isèfá, a pessoa recebe um assentamento de Ifá, mas isso não lhe dá o direito, nem condições de iniciar outra pessoa dentro do culto, nem fazer com outrem o mesmo ritual pelo qual ela passou, ou seja, o Ifá é assentado para que a pessoa somente reze e adore Ifá.
O Omo Ifá é responsável pelo seu assentamento individual e deverá cultuá-lo sob as orientações do Bàbáláwo.

A pessoa que faz Isèfá segue, com os seus princípios religiosos, sem alterar o fato da incorporação, no caso de quem já incorporava antes do ritual, esse ritual é muito indicado para pessoas que tem problemas para identificar o òrìsá mais adequado a ser cultuado.

Alguns destes Omo Ifá querem chegar a ter seu destino traçado, e para isso devem passar pela Floresta Sagrada (Igbodu). Tornando-se assim, um Sacerdote de Ifá, um Bàbáláwo.

O processo de iniciação em Ifá ocorre diferentemente dos processos de iniciação em outros Òrìşá.  Essa diferença consiste em que as evocações, acompanhadas dos sons dos tambores, não induzem ao transe e nem a incorporação.

É fundamental notar que a iniciação em Ifá, se dá única e exclusivamente pela busca do conhecimento da existência e do auto conhecimento, isto significa a tomada de consciência a respeito da própria responsabilidade pelo curso existencial.
No processo ocorre; ritos sagrados de conhecimento exclusivo dos Bàbáláwo Ifá.





Trabalho por :  

Obàaláse Oluwo Willer Almeida 
Erelú Iyá Òsún Fatima Gilvaz


- Pesquisa :

- Awo Fategbe Fatumbi Fasola

- Babalawo Ifa Gbaiyin  Agboola.

- Agbole Obemo
- Awo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon


Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Visite os Blog's :  ifaorisaefunlase.blogspot.com
                               mestreraiodesol.blogspot.com
                               ifismo.blogspot.com.br

Contato : Brasil (21) 99713-3777  (WhatsApp)
                            (21) 99958-7230  (WhatsApp)

                 E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                           0021 1 786 303-0674  (WhatsApp)



Nenhum comentário:

Postar um comentário