Pesquisar no blog

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

IRUNMOLE ÈDÁN E OS PRINCIPIOS DE OGBONI  


De acordo com um verso de Ifá (Ìròsùn Ìwòrì) houve um período na história do homem que aconteceu uma grande desarmonia no mundo.
Durante este período de desarmonia grave, os roubos, mentiras, assassinatos, conspirações, violações e outras formas de comportamento perverso reinaram soberanamente na Terra.

Ọrúnmìlà que já estava na Terra neste momento, tentava encontrar alguma solução para a situação caótica.  Os Anciãos Sagrados foram ao encontro de Ọrúnmìlà levando-o a encontrar uma solução eficaz para o estado de ilegalidade e corrupção da Terra.

Ọrúnmìlà consultou Olódùmarè através do sagrado oráculo Ifa.  Os versos que foram revelados eram do Odu Ìròsùn Ìwòrì.
Que diziam: 

"Ọrúnmìlà deveria voltar ao mundo superior e divino (céu) para invocar Òrìşà Èdán.
É Irunmole Èdán, quem deve colocar a vida de volta ao normal sobre a Terra".

As pessoas da Terra tentaram, através de um árduo esforço reparar o caos como se consertasse uma cabaça quebrada.  Mas todos os esforços foram inúteis.   
Na verdade, as pessoas quebraram o mundo como se quebra uma cabaça.
Ọrúnmìlà foi, então, pedir ajuda para o mundo divino dos irunmọlẹ (céu), para que Èdán viesse ajudar a reparar os danos causados na Terra e trazer restauração e ordem.
Èdán concordou em acompanhar Ọrúnmìlà de volta à Terra para conter e eliminar as atividades pecaminosas da humanidade.
Em sua chegada a terra, as pessoas estavam gratas a Ọrúnmìlà e deram a Èdán uma recepção calorosa.
Armado com paciência, inteligência, autoridade e poder, sem perder tempo, Èdán, foi em cumprimento de sua missão divina.

Ordenou que todos os povos da Terra PROMETESSEM sob juramento a voltar ao bom comportamento e só então, a ordem, cura, bênçãos, paz, harmonia e prosperidade seriam restaurados. O não cumprimento do comando de Èdán faria com que o inadimplente pagasse com a maior pena, a morte.

Depois que todos fizeram o juramento perante Èdán, a tranqüilidade e a ordem voltaram.  O espírito de benevolência, retidão, a integridade e a ordem foram predominantes nos corações e mentes de todos.
Depois de uma longa permanência na Terra, estabelecendo a ordem e a lei, Èdán deveria retornar ao mundo divino.  Mas não antes de estabelecer sua ordem sagrada e confiar a supervisão, autoridade e ensinamentos a uma comunidade confiável, verdadeira e disciplinada unida pelo juramento sagrado, que chamou de OGBONI.

Desta forma, a Sociedade Ogboni nasceu.  Uma fraternidade de sábios com poderes, de comportamento exemplar e impecável que estão plenamente dedicados a tornar o mundo uma morada confortável para a humanidade, garantindo um elevado padrão de moral entre os seus membros e promover a paz na Terra baseada na Solidariedade, Fraternidade, Verdade e Justiça.
Desta forma Ogboni atraiu o respeito e a admiração dos cidadãos do mundo.  Estes princípios são mantidos por seus iniciados, até os dias de hoje.

A Sociedade Ogboni desempenha funções políticas e religiosas, exerce uma profunda influência sobre os regentes e serve como altos tribunais de jurisprudência em infrações capitais. Seus membros geralmente são considerados como parte da nobreza dos vários reinos Yorubá.

Os Ogboni devem cumprir o preceito e as regras estabelecidas por Èdán, e suas orações para Olódùmarè através de Onile (terra). 
Quando você segue Èdán, você deve ter um bom coração para que possa alcançar seus desejos.

Èdán é Irunmọlẹ da harmonia, paz, lei, ordem, longevidade e prosperidade e nos ensina a refletir e aplicar as seguintes verdades:

- Que os nossos pensamentos sejam sempre limpos e puros.
- Que possamos salvar os outros de irem para o caminho errado.
- Que possamos conduzir os desinformados e mal orientados para o bom caminho, para que todos juntos possamos alcançar a longevidade cheia de paz, satisfação e prosperidade.

As atividades e metas de Èdán e sua sociedade não atingiram seus objetivos do dia para a noite. Não foi uma mudança instantânea.  Mas a sua missão e sucesso foi cumprida após algum tempo, esforço, dedicação, disciplina e  treinamento da população.  Seu trabalho e poder ganharam força a medida que cada um experimentava os benefícios da aplicação da palavra de Èdán.
A fé de Èdán é uma fé dinâmica e assegura que sempre podemos viver em um mundo permeado pela paz, retidão e harmonia se realmente quisermos!

Èdán é gentil, compreensivo e sensível.  Mas não hesita em disciplinar seus filhos. 
Aqueles que perseguem o bom caráter, veracidade, honestidade e justiça não tem nada a temer, aqueles que seguem e fazem o que é certo serão abençoados e protegidos.   

Para ser Ogboni significa ser um modelo de impecabilidade, idoneidade e confiabilidade.
Para ser Ogboni significa estar pessoalmente convencido a fazer o que é certo e adequado independentemente de tempo, lugar e / ou circunstância.
Para ser Ogboni significa ser responsável e fazer o certo para o bem, o amor e a verdade e não ser visto, elogiado ou aplaudido por isso.

A iniciação formal, sozinha, não faz de você um seguidor de Èdán. O que é importante não é que outras pessoas te chamem Ogboni, mas que Èdán te reconheça e o aceite como um dos seus verdadeiros, leais e obedientes filhos.
O importante é ser Ogboni 24 horas por dia em seus pensamentos, atitudes e ações.  Ogboni é uma forma global e abrangente de viver.  Quando Èdán, puder garantir que você é um Ogboni, aí sim, será uma  verdadeira honra.

Quando nasceu a Sociedade Ogboni, não havia um rito de iniciação, somente mais tarde foi desenvolvido por Èdán e seus seguidores um ritual de fato.
A verdadeira iniciação era uma mudança espiritual de coração, mente e vida que resultava do encontro com Èdán.
Tudo que Èdán fez foi cheio de dignidade e poder. Não foi através de rituais que Èdán mudou o mundo, mas pela graça divina, inteligência, caráter, e conduta.  
O verdadeiro símbolo de honra e título de um Ogboni é o caráter, a virtude, a bondade e a imparcialidade que ele pratica.

Para ser Ogboni você tem que dar o seu melhor para a missão divina de Èdán e você deve procurar com toda a sua força, meios de transmitir o conhecimento de Èdán a todos os povos do mundo.
Ogboni não é uma instituição humana, não é um negócio, nem um clube, Ogboni é uma vocação divina e sagrada.



Trabalho por :  

Obàaláse Oluwo Willer Almeida 
Erelú Iyá Òsún Fatima Gilvaz


- Pesquisa a autores:

  Peter Morton-Williams
  Willian Bascom

-  Sites sobre o assunto:
   Ancestral Pride Temple
   Espaço Roberto Luiz

Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Visite os Blog's :  ifaorisaefunlase.blogspot.com
                               mestreraiodesol.blogspot.com
                               ifismo.blogspot.com.br

Contato : Brasil (21) 99713-3777  (WhatsApp)
                            (21) 99958-7230  (WhatsApp)

                 E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)

                           0021 1 786 303-0674  (WhatsApp)

2 comentários:

  1. Epá Irunmolè. Epá Èdán.
    "Você pode tentar fugir e se esconder das pessoas, mas você não pode se esconder de si mesmo e dos atos de seu Ori."

    Ibà O!Kábiyèsí Oba.
    Mo juba Obaalase
    Mo juba Erelu Osunfunke
    Aboru Aboye Oluwo/Iyanifá
    Ire aiku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epá Irunmolé Èdán !!!
      Com certeza Ori é soberano, e sabe as consequências dos atos.
      Que a justiça de Èdán, através da Sociedade Ogboni, seja feita.

      Ase!!!

      Excluir