Pesquisar no blog

sábado, 9 de julho de 2016

OBÀTÁLÁ


Falar de Obàtálá é falar da alma e do espírito.  Ele é o pai de toda a  humanidade, ele é o amor e o guia para sua expressão máxima.
Seu nome significa :
Oba - Rei
Tala - derramado, extensão, expansão
Juntas, as duas palavras se tornam Obàtálá  -  O Rei de todas as Divindades.  Obàtálá, intitulado de Òrìsà nlá, é colocado no lugar de Divindade Suprema na Terra.
Obatalá foi feito criador das características físicas humanas.  Com água e barro tornou-se, Alamò Rere (Divindade escultora) . Olódùmarè assopra o Èmí (a vida), completando assim a criação do ser humano.
A função criadora de Obàtálá deu-lhe prerrogativa de determinar a aparência humana perfeita ou defeituosa e a cor que ele desejasse, é também conhecido por Alábàáláse, aquele que tem o poder de sugerir e realizar com autonomia.  Olódùmarè nomeou a Obàtálá o dever de moldar as crianças e preparar a entrada delas no mundo .
Obàtálá, também é conhecido como Orisa-nlá, Orisalá, Ogiyan, e em alguns lugares Olufon.  Obàtálá representa a idéia de ritual e pureza ética, simbolizado pela brancura imaculada, dentro de templos com recipientes brancos, roupas brancas, ornamentos e contas brancas. Ele é o Rei do branco.  Ele acorda no pano branco, e ele se levanta no pano branco.

Ele representa a moralidade espiritual e as leis dadas por Olódùmarè. É o pai da sabedoria.
Chefe do Pano Branco, nunca teme a vinda da morte. Ele venceu Ikú, quando pintou a d'angola com seu àse branco(efum). É o senhor dos vivos e dos mortos.  Preside o nascimento, a iniciação e a morte.  Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo.  Tem o poder de manifestar a abundância, porque conhece o seu mistério.
O Grande Òrìsà ou "O Rei do Pano Branco", para os yorubás, foi o primeiro Òrìsà criado por Olódùmarè e é considerado o de maior valor na hierarquia.  Criador da humanidade, ele representa claridade, justiça e sabedoria. Tudo o que é branco na terra pertence a ele. 
Obàtálá é o sol e é também a chuva que cai para fertilizar a terra.  É um grande
òrìsà", que ocupa uma posição única e inconteste do mais elevado dos Deuses Yorubá. 
Senhor do silêncio, onde as palavras não podem ser ouvidas.  Sua palavra transforma-se, imediatamente, em realidade.
O Alá (pano branco) de Obàtálá representa a “cobertura” desta divindade sobre todos os assuntos pertinentes aos seres humanos.  Todos desejamos estar cobertos pelo Alá de Obàtálá , pois sob o Alá está contida toda a calma, sabedoria e paz.  Obàtálá é o Ofurufú (o ar), o Sanmó (a atmosfera) que separa o aiyé (o mundo), do òrun (céu).  Portanto, a cada instante de nossa vida, pela respiração, colocamos Obàtálá dentro de nós. 
Obàtálá é tão puro, que foi o único òrìsà monogâmico.  A única mulher que Obàtálá teve, chamava-se Yemowo.

Obàtálá é o espírito do pano branco na tradição religiosa Yorubá.  A palavra Obàtálá é o nome dado para descrever as forças espirituais que são elementos-chave da consciência.  Essas forças espirituais formam a base do papel de Obàtálá no reino espiritual, e se relacionam com o movimento dinâmico e a forma como ele existe em todo o universo.
Juntas, essas forças criam luz e escuridão, que por sua vez sustenta e define tudo no universo.  Ifá ensina que a luz se transforma em escuridão e a escuridão se transforma em luz.  É a interação entre a luz e a escuridão que gera o universo  físico, e é Obàtálá que traz esta interação. 
Epa Babá !!!

Trabalho de pesquisa:


- Efunlase
- Vários sites sobre o assunto
- Autores:
   . Ifayemi Elebuibon
   . José Beniste

 

Adaptado por

 Erelú Iyá Òsún, Iyanifá Fun Mi Lolá  (Fatima Gilvaz)


Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Contato : E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                 Brasil (21) 9971-33777


Nenhum comentário:

Postar um comentário