Pesquisar no blog

domingo, 10 de julho de 2016

Linda reflexão do Mestre OSHO...


Deus também é escuridão

Reflita.
Por que Deus foi simbolizado em toda parte como luz? Não porque Deus seja luz, mas porque o homem tem medo da escuridão.  Este medo é humano, nós gostamos da luz e temos medo da escuridão; assim, não podemos conceber Deus como escuridão, como negrume. Esta é a concepção humana. Nós concebemos Deus como luz, porque temos medo da escuridão. 

Nossos deuses são criados a partir de nosso medo.  Nós lhes damos modelo e forma. Esse modelo e essa forma são dados por nós,  isso mostra algo sobre nós, não sobre nossos deuses.  Eles são nossas criações.  Como temos medo na escuridão, então, Deus é luz. 

Mas essas técnicas pertencem a outra escola. Os essênios dizem que Deus é escuridão, e há algo nisso. Uma coisa: a escuridão é eterna.  A luz vem e vai e a escuridão permanece.  De manhã, o sol surgirá e haverá luz; ao entardecer, o sol se porá e haverá escuridão.  Para a escuridão, nada surgirá, ela está sempre aí. Ela nunca surge e nunca se põe. A luz vem e vai; a escuridão permanece. A luz tem sempre alguma fonte; a escuridão existe sem fonte. Aquilo que tem alguma fonte não pode ser infinito; somente aquilo que é sem fonte pode ser infinito e eterno. A luz traz certa perturbação: eis por que você não pode dormir sob a luz.  A luz cria tensão.  A escuridão é relaxamento, total relaxamento.

Mas por que temos medo da escuridão?  Porque a luz parece-nos com a vida, ela é; e a escuridão parece-nos a morte, ela é.  A vida vem através da luz e, quando você morre, parece que você caiu na escuridão eterna.  Eis por que pintamos a morte como negra; e o preto tornou-se a cor do luto.  Deus é luz,
e a morte é negra.

Mas esses são nossos medos projetados.  De fato, a escuridão tem infinitude; a luz é limitada.  A escuridão parece ser o útero de onde tudo surge e no qual tudo cai de volta.  Os essênios tomaram este ponto de vista.  Ele é muito belo e de muito auxílio também, porque, se você puder amar a escuridão, você ficará sem medo da morte.  Se você puder entrar na escuridão, e você pode entrar somente quando não há medo, você alcançará total relaxamento. Se você se torna um com a escuridão, você é dissolvido; isso é uma entrega.  Agora então, não há mais nenhum medo, porque você se tornou um com a escuridão, tornou-se um com a morte.  Você não pode morrer agora. Você se tornou imortal. A escuridão é imortalidade. A luz nasce e morre; a escuridão simplesmente é.  Ela é imortal."



Osho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário