Pesquisar no blog

terça-feira, 24 de abril de 2018


A Música na Espiritualidade

 

Imagem relacionada


A música é uma terapia que está ligada à espiritualidade, desde os tempos mais remotos da humanidade. Tanto música quanto espiritualidade agem por vibrações, onde cada indivíduo vai captar da forma que melhor convém para si.  O som é um dos fenômenos da natureza mais intimamente ligado às pessoas.
Recebemos o som desde nossos primeiros instantes de vida. Com o tempo, a percepção sonora tende a se expandir. Muitas pessoas, ao contrário, perdem esta sensibilidade do ouvir, do escutar, com o passar do tempo.  Ouvem, mas não escutam. Estamos tão cercados de sons por todos os lados que ocorre, por exemplo, o “mascaramento do som”, ou seja: ouvimos aquilo tudo o que está à nossa volta, inevitavelmente, mas só escutamos aquilo o que nos chama atenção e / ou aquilo o que nos convêm.
Expandir e aperfeiçoar nossa percepção audível requer treinamento, atenção e sensibilidade.  É difícil encontrar alguém que não goste de ouvir os sons, seja os da própria natureza, seja aqueles produzidos pelo homem.  Essa percepção deve-se a uma característica fundamental do som, que é sua origem, sua essência:  vibrações.   O som leva à uma mistura de sensações, que é a capacidade pela qual uma mensagem veiculada num determinado código incorpora sensações pertencentes a um outro. O som é uma mensagem que tem cor (visão), tem textura (tato) e tem cheiro (olfato).
Vibração é o som que você não “ouve”. Ou melhor, é exatamente aquele que você ouve com os ouvidos e sente na própria pele e no coração.  Acontece que não é só o ar que nos cerca que vibra quando uma onda sonora se propaga. Quase todo e qualquer corpo vibra, dependendo da densidade, do seu volume, da sua forma e da característica da onda que o atinge.
Diferentes sons vibram em diferentes partes do corpo e afetam os nossos vários chacras.
Outro fator interessante é que, muitas vezes, o número de batidas por minuto de um determinado ritmo nos conecta ao pulsar dos batimentos cardíacos, transportando nossa memória a uma época em que você se comunicava com o mundo externo somente através das vibrações.
Portanto, para que o corpo e o espírito se mantenham em pleno equilíbrio, a rotina de audição de uma música que nos induza a calma e ao prazer deve ser cultivada para que sejam alcançados os objetivos harmônicos que desejamos manter em nossa trajetória terrena.

A música de caráter espiritual elevado é a energia que a alma utiliza para se sintonizar com a harmonia divina.   A escolha dos timbres orquestrais, o material temático, a acentuação rítmica, a variedade de planos sonoros, são de extrema importância.
A música espiritualizada estimula o homem para a fonte da cura, auxiliando-o a melhorar o seu padrão vibratório e a própria vida.

A música tem um papel importante a desempenhar nesse instante de transição do planeta: o de auxiliar e reequilibrar as relações do Homem com Deus, encontrando, assim, melhores condições de vida.
O mundo do terceiro milênio será, com certeza, povoado pelos espíritos que se ajustarem ao campo vibratório, produzindo a canção que vem do Divino e beneficiando, incansavelmente, todos daqui ou de outros mundos.

Sabemos que a música tem uma importância fundamental para o ser humano. Ela motiva expressões de alegria, estimula a criatividade, ameniza dores, inspira novos caminhos, harmoniza o ser. Quando entramos para o campo da espiritualidade, percebemos o quanto a música é importante para alimentar a vida e o sentido de nossa existência. Sabemos através da Musicoterapia que a música atinge as dimensões psíquica, espiritual e corporal do ser humano. Música e espiritualidade tem uma relação muito íntima, por esse motivo, a música é utilizada em todas as religiões como elemento essencial para fazer a ligação entre o humano e o divino.
A espiritualidade é uma maneira de experimentar o mundo, de viver e de interagir com outras pessoas. Ela é, também, viver além de si.
A partir desse entendimento de espiritualidade, fica visível a aproximação dela com a música, pois a música “permite-nos escapar de nossos temores e desejos”. 


Trabalho por :  

Obàaláse Oluwo Willer Almeida 
Erelú Iyá Òsún Fatima Gilvaz


Pesquisa :

Texto de Gil Mahadeva  -  Postado em Editora Vivência
Paulo Roberto Mattos da Silveira  -  Médico e Músico  -  Coordenador do Serviço de Orientação Mediúnica (SOM) do Lar de Frei Luiz
Alba das Graças Pereira  -  Associação Médico-Espirita do Brasil
Revista Cristã de Espiritismo nº 02, páginas 55-58
Vários sites sobre o assunto


Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Visite os Blog's :  ifaorisaefunlase.blogspot.com
                               mestreraiodesol.blogspot.com
                               ifismo.blogspot.com.br

Contato : Brasil (21) 99713-3777  (WhatsApp)
                            (21) 99958-7230  (WhatsApp)

                 E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                           0021 1 786 303-0674  (WhatsApp)


Nenhum comentário:

Postar um comentário