Pesquisar no blog

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

EGOÍSMO E EGOCENTRISMO

Imagem relacionada

O egoísta é aquele que se coloca no centro do seu universo, na verdade, é uma pessoa que prioriza a si mesmo em relação aos outros, mas não necessariamente desprezando-os.  É aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres.
Egoísmo é um exclusivismo, é um orgulho, uma presunção, é aquele que trata somente de seus interesses.  É um comportamento que leva o indivíduo a desejar total exclusividade sobre o sentimento alheio, um sentimento negativo, que quando exagerado torna-se uma paranóia.
O termo egoísmo faz referência ao amor excessivo que uma pessoa sente por ela mesma e que a leva a olhar desmedidamente e quase exclusivamente para seus próprios interesses. Portanto, o egoísta não se interessa pelo próximo e rege os seus atos em função da sua absoluta conveniência.
O Ser é egoísta no momento em que só consegue olhar para o próprio umbigo, a única coisa que interessa, são seus próprios interesses.
O egoísta é incapaz de olhar para o lado, de enxergar o próximo, e muito menos se interessar ou valorizar o outro.

O Ser egoísta é aquele que não se importa com ninguém a sua volta.  Todos os interesses e movimentos precisam estar voltados para sí próprio.
Ele tem a necessidade, quase obsessiva de que tudo e todos estejam em prol de seu bem estar.   Seja qual for o problema alheio, o seu será sempre mais importante e assim tendo suas prioridades.

O Egoísta é incapaz de se ocupar em prol de uma sociedade, é incapaz de realizar caridade, ou se realiza, é sempre visando seu próprio reconhecimento.

O contrário de egoísmo é o altruísmo, ou seja, o comportamento de quem tem amor ao próximo, que é abnegado, solidário com os outros.
O egocentrismo é o excesso de preocupação consigo mesmo em detrimento de outros, baseado numa ilusão de ser o centro das atenções.  O egocêntrico acha que somente ele é importante e que todos, sem exceção, precisam estar ao seu dispor.
Entretanto, não é difícil perceber que existem muitos adultos que ainda são como os bebês neste quesito; crescem, mas continuam crendo que são o centro do universo, ou seja, que as coisas devem girar em torno deles e de suas vontades. Manipulam pessoas, situações, instituições, cônjuges, filhos e num delírio psíquico, manipulam até a si mesmos. Tudo objetivando atender às suas próprias necessidades, desejos, caprichos, inseguranças, sonhos…
Ou seja, o egocentrismo pode levar ao egoísmo, que é o sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito.

É chegada a hora de abandonar esses sentimentos tão negativos e tão pesados.
A hora é de olhar para o lado, de olhar para o outro.  De colocar em prática os ensinamentos do alto.  De ouvir as palavras tão valiosas e preciosas do nosso Mestre Raio de Sol.
Percebo o quanto, todos falam do Mestre Raio de Sol, exaltam seus trabalhos, agradecem sua presença....

Mas é preciso que respondam: 

Onde está a aplicação de todos os ensinamentos e lições que são passados pelo Mestre Raio de Sol ?

Onde e quando você consegue vivenciar esses ensinamentos ?

De que forma você os coloca em prática ?

É preciso que entendam que ao pensar no próximo, olhar para o lado, rezar pelo bem do outro, agradecer pela vida, respeitar os limites, respeitar e valorizar o tempo que lhe é dispensado; nessa hora, você está colocando em prática tudo o que o Mestre Raio de Sol prega.
É de tudo isso que ele fala, quando se refere que todos formam uma teia que precisa estar em harmonia para que não balance, não se abale.
Quando ele fala que cada um é um elo da corrente e juntos somos muito mais fortes, ele está dizendo que é um pelo outro, que é preciso haver respeito, que é preciso cuidar, para ser cuidado, que é preciso sentir Amor dentro de si e pelo próximo. É se equilibrar, para ajudar o outro a encontrar o equilíbrio.

Nos tempos de hoje, é preciso pensar grande, pensar no todo, não cabe pensamentos mesquinhos de puro egoísmo.  Os que não se elevarem, o mundo irá se encarregar de massacrar e eliminar.

É hora de se analisar, se avaliar, de se espiritualizar e se elevar para assim, encontrar o verdadeiro significado de fazer parte dessa Egrégora de Luz.



Trabalho por :  

Obàaláse Oluwo Willer Almeida 
Erelú Iyá Òsún Fatima Gilvaz


- Pesquisa a vários autores:

Jung

- Vários sites sobre o assunto

Contato : E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                           0021 1 786 303-0674  (WhatsApp)
                 Brasil (21) 99713-3777  (WhatsApp)

                            (21) 99958-7230  (WhatsApp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário