Pesquisar no blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016





Iniciação 



A iniciação é um processo extremamente complexo e individual.  Diversos são os motivos que levam uma pessoa a iniciação.  Há pessoas que têm que ser iniciadas, outras o são simplesmente porque assim quiseram, porque amam a religião.  
Após a decisão sobre a iniciação, o primeiro passo é consultar o oráculo Ifá, para recebermos as orientações e procedimentos necessários para que tudo aconteça.
Definida a data, se dá inicio aos rituais, fica-se recolhido no Ilé Asé pelo tempo estabelecido no oráculo.  Inicialmente, descansará o orí.  Após este período, será dado inicio a um processo de limpeza física e espiritual, através de banhos rituais (ervas) e sacrifícios (ebó).  Feita a limpeza, será levado para o quarto sagrado, de onde só sairá para as cerimônias no Ilé Asé,  ou locais externos sagrados (mar, cachoeira, mata, rio, etc.). A partir deste momento, passa a ser chamado, Omo òrìsá.
É preciso um período de recolhimento para que possamos nos analisar, nos conhecermos, mudarmos o que precisa e nos purificarmos através de vários rituais de limpeza (ebós), oferendas, sacrifícios e borí.  O ritual do borí, alimentará um dos mais importantes òrìsà, o orí.  Este ritual tem o objetivo de purificar e fortalecer o orí.  Uma vez que orí foi devidamente reverenciado, é hora de iniciar o tratamento para o òrìsà.   A iniciação é algo muito particular de cada òrìsà, por isto cada um tem seus próprios rituais.
Corpo físico, mente e alma são ritualisticamente preparados para a manifestação divina.   Depois de purificados e fortalecidos, estamos prontos para o encontro com a divindade dentro de nós.  Durante esta importante fase da iniciação, tudo sempre é feito ao som de cantigas específicas e diante de olhares das poucas pessoas autorizadas.  Em seguida, será dado início aos sacrifícios necessários para os òrìsà.
Durante esse período não pode haver a alimentação de sonhos que não fazem parte de seu destino, mas sim daquilo que você sempre foi desde os primórdios e a busca de seu aprimoramento através das orientações apresentadas nos jogos divinatórios de Ifá.  Nosso Eu Interior precisa ser respeitado.  Precisamos ter o conhecimento da forma correta de sua adoração, para que possamos transformar o comportamento negativo e os vícios de personalidade, este é o verdadeiro àse, o nascer novamente com a maturidade e a consciência e poder reformular a vida de forma a satisfazer-se.  Iniciar-se no culto aos òrìsá significa preparar-se para o encontro com o Divino e consequentemente com você mesmo.
No culto Yorubá, a divindade mais importante, e que sem que ela permita, nada acontece, é o orí.  Temos o livre arbítrio das escolhas, e quando decidimos por nos iniciar no culto aos òrìsá, é porque nosso orí já fez a escolha.
Iniciar-se, significa renascer, nascer para o òrìsá, para o mundo espiritual e para uma vida em busca da realização pessoal.  Iniciação, é o início de um aprendizado e desafios constantes que requer disciplina e dedicação espiritual, é um processo em que somos orientados a seguir no caminho do equilíbrio e da plenitude.
Sentir a energia do òrìsá, significa sentir o divino, estar em sintonia com o alto e estar vibrando na mais perfeita comunhão com o Universo.  É atingir o Nirvana, o estado total de êxtase cósmico.  É uma explosão de vida, amor universal, satisfação, preenchimento, conexão total com o Criador.
O homem, sempre almejou conhecer Deus, o Universo e a origem da vida, e Olódùmarè (o Criador), nos presenteou com a sabedoria do Ifá, que nos fala sobre o princípio de tudo e todos. 
O omó òrìsá aprende os mistérios básicos das divindades e da criação; os costumes da comunidade e os princípios que regulam as relações da família espiritual, sua hierarquia sacerdotal e a forma adequada de comportamento nas cerimônias internas e públicas.  Conhecimentos acerca de seu òrìşá lhe são ministrados: a maneira adequada de cultuá-lo, suas proibições (ewò), virtudes que deverão ser cultivadas, e o que deverá ser evitado, para atrair influências benéficas e harmonia.
Òrìşá não é problema,  mas sim a solução no nosso caminho.  Através do apoio divino, o ser humano tem condições para vencer as dificuldades internas e externas e a construção de um futuro melhor.  O òrìşá não necessita, nem depende de devotos, nós é que buscamos o òrìşá.
Se iniciar na magia do orisá é possibilitar através de rituais próprios que o lado divino transpareça; é libertar o Deus Interior que existe em cada ser humano, permitindo-lhe vir a tona e provocar o impulso capaz de conduzir a individualidade à realização pessoal, estabelecendo dessa maneira a mais perfeita comunhão possível com o Universo, com a Natureza, com o Criador, enfim, com a própria Vida.
Os rituais iniciáticos para os mistérios dos òrìsà, são a forma de receber o sagrado em si mesmo, ou seja, permitir que o Deus Interior, desperte em cada indivíduo e estabeleça a ponte com o Cosmos.   O caminho da iniciação  é o conhecimento das forças que regem o Universo e a Vida nas suas mais variadas formas e manifestação.
A tarefa do poder divino universal que preside sobre todos os elementos da criação, é dominar a ilusão e a negatividade existentes aqui na terra.  A verdadeira essência da vida está dentro de você.  Neste exato momento você pode se voltar para dentro de si mesmo.  Tudo o que se precisa é uma jornada silenciosa em direção ao seu próprio ser, uma peregrinação ao seu próprio eu.  E no momento em que você encontrar o seu centro, você terá encontrado o centro de toda a existência.  Este é o verdadeiro motivo, pelo qual nos iniciamos !



Trabalho de pesquisa por:  

Obàaláse Oluwo Ifásina Ifárunaola (Willer Almeida)

Erelú Iyá Òsún Funké, Iyanifá Fun Mi Lolá (Fatima Gilvaz)


- Vários sites sobre o assunto
- Efunlase
- Blog Oloje Obarainan


Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com

Contato : E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                 Brasil (21) 9971-33777
 


2 comentários:

  1. ñ chequei a passar pelo processo de iniciação mais fiz o processo do borí eu sei que é muito bom quando vc ama sua religião é tudo magico no ilé efunlase obrigado por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ki Gba Ase !
      É gratificante ver a entrega e a busca de quem realmente tem fé.
      A missão do Ile Efunlase é mostrar toda essa magia a quem busca.
      Epa Òrìsá !!!

      Excluir