Pesquisar no blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ìwà Pèlé - Caráter


Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e reagir de um indivíduo.  É a firmeza e a coerência de atitudes.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.
Uma pessoa vista como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral.  Por outro lado, uma pessoa "de bom caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
Caráter, na psicologia, é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir e reagir em situações da vida, peculiar a cada indivíduo, pois é o conjunto dos traços particulares: o modo de ser, sua índole, seus hábitos, seus vícios, sua natureza, suas virtudes, seu temperamento, seu gênio e humor; sendo esses,  resultado de progressiva adaptação do individuo às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.
O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante...  Existem inúmeras variações.
As culturas antigas costumavam pregar que, uma pessoa com índole confiável, era uma "Pessoa de caráter forte".  Quando o caráter, presença inerente no ser, é forte, significa que por mais maravilhosos ou recompensadores os caminhos possam parecer, há sempre um sentimento de alerta, que indica aquele como um caminho errado, mesmo que no momento pareça o correto.
Escolher qual o caminho a seguir e quais conseqüências irão advir, só o caráter pode identificar, no momento que as decisões, de trabalho, amor, relações sociais, escolares, de amizade..., são tomadas.
O caráter faz ver além, nas conseqüências dos atos de hoje, e não pode ser adquirido ou estudado ou mesmo aprendido.
Desde os primeiros dias de vida, uma pessoa já demonstra sinais de seu caráter. Isso não quer dizer que uma pessoa que nasça com mau-caráter vá necessariamente desenvolver atitudes sempre contra a moral vigente; a educação que ela recebe influencia em suas escolhas.  A partir deste princípio é que uma pessoa constrói seus certos e errados.

Dentro do Culto Yorubá, Ìwà Pèlé é o caráter de cada um e a base de tudo a ser seguido.  Os princípios do Culto Yorubá levam ao caráter reto.  Sendo esse, primordial para que o individuo consiga seguir suas escolhas.

Os Yorubá, tem por costume a formação de várias Sociedades.  E a Sociedade Ogboni é fundamentada em cima do bom caráter, do caráter reto.  Onde não se pode cometer injustiças, traições, mentiras...  Deve-se preservar  o Ìwa Pèlé, o Bom Caráter e a lealdade, acima de tudo.
A importância posta, pelos Yorùbá, no princípio de Ìwà Pèlé mostra que as religiões tradicionais africanas são baseadas em profundos valores morais.   

Para ter uma vida próspera, a pessoa deve desenvolver seu Ìwà Pèlé, que representa o crescimento da beleza interior e a profundidade de caráter.  Por nossas ações e interações, demonstramos que estamos em harmonia e equilibrados com os conceitos universais e tradicionais da vida, o que mostra nosso respeito a tudo aquilo que faz parte da Criação. Ìwà Pèlé abrange a importância da responsabilidade e as conseqüências que vêm de positivo ou negativo em nossas ações.

Ìwà Pèlé é considerado pelos Yorùbá como a representação do bom caráter e está relacionado com a capacidade prática de provocar mudanças de energia.  Na religião tradicional Yorùbá isso é de suma importância, já que o caráter do homem demonstra seu coração  e Olòdúmarè (Deus), o qual é chamado de “O buscador de corações”, vai em busca de nossos corações analisando-o sempre.

Ìwà Pèlé é o que caracteriza uma pessoa sob o ponto de vista ético.  Para ser feliz uma pessoa deve ter Ìwà Pèlé, pois quem tem bom caráter não entra em choque com os seres humanos, nem com os poderes sobrenaturais. Esse é o mais importante dos valores morais Yorùbá, e a essência da fé consiste em cultivá-lo.

As ações diárias ou o viver cotidiano são produzidos pelo subconsciente, isso não é mais que o reflexo dos feitos, pensamentos e atitudes da vida. Uma pessoa em harmonia com a vida, está de acordo com o princípio universal e recebe de uma maneira acelerada as coisas boas.  O bom caráter é um escudo de proteção suficientemente sólido contra qualquer acontecimento, por mais duro, difícil ou extremo que pareça.  Há um provérbio africano que diz: "Um bom caráter é armadura suficiente contra qualquer acontecimento desfavorável na vida, qualquer um que tenha um bom caráter não precisa temer nada".

Ifá diz: "O bom caráter é a salvaguarda do ser humano, os covardes e temerosos carecem de proteção devido à sua moral e caráter”.
Alguns aspectos do caráter humano são amplamente explorados pela palavra de Ifá, afim de garantir as bênçãos dos Imortais.  Alguns desses aspectos,  muito importantes, são as virtudes comportamentais consideradas sagradas para Ifá. 

No Odú Ogbe'Sá, fala-se dos três primeiros passos que devemos dar para atingir o Ìwà Pèlé, o Bom Caráter:
- Praticar a verdade;
- Praticar a retidão;
- Fazer o bem.
Os passos seguintes,são:  a paciência, o valor e a impecabilidade.

Ifá diz que para atingir Ìwà Pèlé, devemos ser iniciados na Sabedoria da Natureza.  Uma vez iniciados, se revela a nós a voz de Orunmilá, o Mestre, que recebeu os escritos de Olódùmarè.

Todo indivíduo deve empenhar-se para ter Ìwà Pèlè, com o objetivo de ser capaz de ter uma boa vida num sistema dominado por muitos poderes sobrenaturais e em uma sociedade controlada pela hierarquia das autoridades. O homem que possui Ìwà Pèlé não colidirá com nenhum dos poderes, sejam humanos ou sobrenaturais e, desta forma, pode viver em completa harmonia com as forcas que governam o Universo.

Está implícito no Mau Caráter o desejo de chantagear, a necessidade de oprimir e o prazer de reprimir, isso sempre visando algum tipo de vantagem, mesmo que seja o prazer de se sentir algo que ele jamais será, é como se um gato se olhasse no espelho, imaginando ser um leão.  Em sua pretensão, as garras e os dentes assim como a juba são frutos da sua imaginação, a arrogância com quem não consegue reagir e as armas por ele usadas demonstram a covardia nele contida, caracterizando um comportamento doentio e repulsivo.

Trabalho de pesquisa a vários autores:
- Willian Bascon
- Osamaro, Mr. Cromwell - A Obra completa de Òrúnmìlá, a sabedoria divina.
- Wande Abimbola
- Vários sites sobre o assunto.
- Ifágbaíyin Agboolà
- Psicologia do caráter


Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com

Contato : 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)

2 comentários:

  1. Ìwà Pèlé é considerado pelos Yorùbá como a representação do bom caráter e está relacionado com a capacidade prática de provocar mudanças de energia. Na religião tradicional Yorùbá isso é de suma importância, já que o caráter do homem demonstra seu coração e Olòdúmarè (Deus), o qual é chamado de “O buscador de corações”, vai em busca de nossos corações analisando-o sempre.

    Nada fica oculto dos olhos de Deus.

    Aboru, Aboye Oluwo Ifarunola.
    Iba 'Baala, Kabyesi o.
    Ire aiku Obà.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agbo ato !!
      Realmente,
      "Nada foge aos olhos de Olòdúmarè, e não há nada que a Terra não testemunhe !
      Àse!

      Excluir