Pesquisar no blog

domingo, 31 de março de 2019


Mudanças

 

Resultado de imagem para mudança



Toda mudança gera resistência !

Você sabe por que as pessoas têm medo de mudanças?

Novidades e transformações fazem parte da vida e são necessárias para a evolução do ser humano sob vários aspectos.  Apesar disso, o processo de lidar com novas situações pode ser bem complexo para alguns indivíduos, chegando a um nível prejudicial.
Em resposta a esse medo, muitas pessoas se tornam prisioneiras de circunstâncias confinantes e nocivas, mas não conseguem cruzar as fronteiras da inércia.
O medo que muitas pessoas têm de encarar uma mudança na vida , seja de endereço, seja de trabalho, seja de situação conjugal, seja de qualquer outra modificação na rotina, remete-nos ao conhecido termo “sair da zona de conforto”.  Contudo, não significa exatamente que a circunstância atual é confortável e positiva, mas que o que está em jogo é uma sensação equivocada de segurança e controle.
Sair de um lugar conhecido e encarar algo novo implica a falta de domínio sobre a situação e isso causa incômodo e insegurança, porque o ser humano sente necessidade de controle e de previsibilidade.
Outro fator que provoca esse medo é o confronto com sentimentos que foram, há tempos, arquivados em um canto escuro e silencioso da nossa mente, o inconsciente.  Certas mudanças são tão intensas que reviram lembranças e trazem à tona emoções difíceis de ressignificar.
O aspecto aparentemente negativo da mudança é que ela demanda mais energia psíquica para encontrarmos um novo ponto de equilíbrio.  Isso significa que, enquanto a pessoa tenta se reorganizar e reencontrar a estabilidade, ela tem que lidar com certo desgaste emocional.
Apesar desse entrave causado pelo medo de mudar, toda transformação traz consigo algo positivo, que resulta em crescimento e fortalecimento.  E, muitas vezes, encarar a mudança é seguir em direção à liberdade e soltar amarras que já não precisam mais existir.  Ou seja, o que parece ser um passo incerto pode ser o início de uma jornada muito mais prazerosa !
A pergunta que muitas pessoas fazem é: “por que mudar se está bom assim?”.  No entanto, será mesmo que a situação atual é benéfica?  Ou é o conhecido costume que predomina?  
É necessário avaliar bem o que realmente prende o indivíduo e saber se existem motivos coerentes para permanecer na condição em que está ou se é hora de tomar uma atitude mais enérgica.
O medo de mudanças pode impactar a vida das pessoas de forma negativa.  Isso porque esse sentimento se torna limitante e impede que o indivíduo evolua, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.
Um exemplo comum é o caso da pessoa que vive em um relacionamento abusivo, mas não consegue se desprender desse sofrimento, porque acredita que a separação, a nova vida, seria ainda mais dolorosa.
Também devido ao medo de iniciar uma nova fase e encarar maiores desafios na vida profissional, existem aqueles que sabotam seu próprio potencial e minam suas chances de progresso na carreira.  E é assim que o comodismo dá lugar à estagnação !
Todos estão sujeitos a sentir insegurança e ansiedade diante das transformações que ocorrem na vida.  É necessário olhar com mais atenção para esse sentimento quando ele se torna irracional, causando um verdadeiro pavor no indivíduo.  
Para ajudar a enfrentar o medo de mudanças, é preciso percorrer caminhos que conduzem aos sentimentos mais profundos.  Dessa forma, é possível compreender quais são os verdadeiros medos,  aqueles que até então estavam inacessíveis, causando angústia e dando origem aos bloqueios não compreendidos.


Trabalho por :  

Obàaláse Oluwo Willer Almeida 
Erelú Iyá Òsún Fatima Gilvaz


Pesquisa :
- SBPI - Escola de Psicanálise
-  Vários Sites sobre o assunto.

Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Visite os Blog's :  ifaorisaefunlase.blogspot.com
                               mestreraiodesol.blogspot.com
                               ifismo.blogspot.com.br

Contato : Brasil (21) 99713-3777  (WhatsApp)
                            (21) 99958-7230  (WhatsApp)

                 E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                               0021 1 786 303-0674  (WhatsApp)







Nenhum comentário:

Postar um comentário