Pesquisar no blog

domingo, 23 de setembro de 2018


O Espelho


Imagem relacionada

O espelho aparece em vários mitos e reflete um sentido claramente universal porque tem um enorme valor para o auto conhecimento e para o estudo científico.  Ele é um símbolo da consciência.  Consciência entendida não apenas como auto-imagem social ou profissional, mas, sobretudo como identidade psíquica profunda, a verdadeira face sob as máscara do ego, o reflexo interior.  Platão o comparava à alma.
O Espelho se tornou um valioso símbolo de transformação, um duplo instrumento para o conhecimento da imagem  de Deus e para o conhecimento do Homem sobre o universo.
o Espelho é símbolo do auto-conhecimento místico, onde a imagem e semelhança do Homem e Deus se refletem, e também aparece como ilusão, como confidente da beleza ilusória, como um reflexo invertido da realidade.
O símbolo da verdade é, ao mesmo tempo, signo da falsidade e da ilusão. E certamente foi este caráter contraditório que criou ‘O fascínio dos Espelhos’.
Pelo fato de não emanarem luz própria, mas de refleti-la, os espelhos foram associados à Lua durante toda Antiguidade. Desta forma relacionam o Espelho ao feminino e à sua beleza. O simbolismo lunar do Espelho, no entanto, não se limita às mulheres, ele encontra lugar também entre os feiticeiros e mágicos, que utilizavam as superfícies espelhadas para entrar em transe.
Possivelmente, a tradição de utilização mágica do espelho tenha tido sua origem no fato de ele ter sido usado na astronomia/astrologia  para determinar o movimento das estrelas no céu.  O tema do Espelho é uma unanimidade entre os místicos.  
Mas o Espelho também é uma poderosa arma, utilizada para atear fogo, que é gerado à distância através de raios luminosos. 
O espelho é uma arma capaz de fazer com que o outro se reconheça, fazendo assim, com que o adversário tome consciência de si e de suas projeções. O mal reconhecendo a si mesmo, perde toda a sua eficácia e sucumbe a sua própria consciência.
O Espelho passou a ser comparado com o próprio inconsciente.
A reflexão sobre o espelho sempre será um questionamento do ego sobre si mesmo. Mas o espelho nunca discorda, ao contrário, seu silêncio é eternamente cúmplice das comparações.
Interessante é observar que este ‘mergulho no inconsciente’ sempre parece nos mostrar os limites da realidade virtual e a vida cotidiana.  É uma fuga do ego para a fantasia e seu invariável retorno. 
Os espelhos representam a realidade simbólica, a imagem semelhante, cuja a ambivalência expressa sempre uma verdade absoluta ou uma ilusão passageira, beleza superficial e profunda sabedoria, arma e remédio, alienação social e reintegração psíquica, etc ...
Quando vemos no Espelho a imagem da alma coletiva, ou quando encontramos nele um símbolo da cultura e da linguagem, podemos comparar seus reflexos aos arquétipos, pois seus reflexos (fantasmas) sempre mostram a imagem ilusória.
O Espelho representa a consciência de que as identidades refletidas são passageiras e parciais. O Espelho é um convite à eternidade, como, aliás, sugerem as muitas lendas que o associam à longevidade e à manutenção da beleza por meios sobrenaturais.
Poderíamos dizer, utilizando os pensamentos de Platão, que todos os homens se libertaram do seu espelho, e que agora desprezam as imagens fantasmagóricas a que estavam acostumados. Neste novo contexto, as sombras tornaram-se símbolos do inconsciente - a que os ‘homens racionais’ negam, mas que voltam em seus sonhos e nas reflexões involuntárias de sua imaginação.
No Espelho, encontramos a interseção de duas formas de viver e de pensar o tempo: o transcorrer gradativo do acontecimento registrado pela memória e o eterno presente do mundo virtualizado das idéias.   Ou seja,  “a memória das coisas dos homens e a memória das coisas de Deus”.



Trabalho por :  

Obàaláse Oluwo Willer Almeida 
Erelú Iyá Òsún Fatima Gilvaz


Pesquisa :
- Revista Planeta Especial - Os Orixás - Ed. três  1982.
- Vários Sites sobre o assunto.

Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Visite os Blog's :  ifaorisaefunlase.blogspot.com
                               mestreraiodesol.blogspot.com
                               ifismo.blogspot.com.br

Contato : Brasil (21) 99713-3777  (WhatsApp)
                            (21) 99958-7230  (WhatsApp)

                 E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                               0021 1 786 303-0674  (WhatsApp)



Nenhum comentário:

Postar um comentário