Pesquisar no blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

                          ESÚ


                                             

Òrìsá princípio do Movimento e Interligação !
É muito claro que Esú foi criado por Ólodùmarè como um Òrìsá especial de maneira tal que ele deve existir com tudo e residir em cada pessoa.

Ele é o principio dinâmico de tudo que existe.
O que é Esú ?   Esú é a energia absoluta da oportunidade!
Quando um indivíduo recebe seu Esú pessoal, está recebendo uma conexão direta a esta matriz da oportunidade. Com nosso Esú, aprendemos a nos conectar às oportunidades que abrirão a maneira de cumprir nosso destino. 

Esú é Osíwájú (o primeiro a ser cultuado), ele é o primeiro Òrìsá a ser cultuado em qualquer rito. Isso se explica devido ao seu papel de energia condutora, propulsora, recapacitadora e reconstituidora.   É graças a energia de Esú que o sangue circula em nossas veias, que o ar se movimenta, que caminhamos, que falamos; enfim sem Esú tudo estaria paralisado, estagnado, sem desenvolvimento.   Ifá diz:  se alguém não tivesse Esú em seu corpo, não poderia existir, não saberia que estava vivo.

Deixando claro também que Esú Òrìsá não tem nada haver com Exú de umbanda, tais como Tranca Ruas, Marabo etc.., que incorporam;  esses Exús  são egúns, (desencarnados), não energia de Òrìsá.

A importância de Esú está não só na manutenção de toda a estrutura filosófica do culto, como também no que se refere à existência de todas as formas de vida manifestadas a nível material e espiritual.  Esú é, na realidade, um Òrìsá de altíssima hierarquia e muitos são os seus atributos, podendo mesmo ser considerado como o alicerce sobre o qual se apóia todo o nosso sistema religioso.
Sua atuação está diretamente relacionada com as finanças, a sexualidade, o poder de fertilização e a força transformadora das coisas. É o agente que cria expectativa aos seus cultuadores,  e gera Fé.  Ele é a agilidade, e a força renovadora.  É o arquétipo da não-submissão, do protetor, da coragem, da valentia, da agressividade, da impulsividade e da resistência, próprios de seu dinamismo.

Esú é encontrado nas feiras livres e mercados, onde ele encontra tudo o que lhe dá prazer.  Ele também é Curandeiro e Mestre de Magia.  É o dono das estradas e das oportunidades.

A palavra Esú possui o sentido de esfera, que não tem princípio, nem fim.  Esú está relacionado com todos os ancestrais  femininos, masculinos e com todas as representações coletivas.  Esú é um elemento dinâmico, representante de todos os seres naturais e sobrenaturais, é a própria  representação de tudo que existe.  É o proprio movimento do Universo.

Esú é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas.  É também ele quem  intermedia as mensagens entre os homens, os Òrìsá e Ólodùmarè, através do oráculo de Ifá.  Por essa razão é que nada se faz sem ele e sem que oferendas lhe sejam feitas, antes de qualquer outro Òrìsá, para neutralizar suas tendências a provocar mal-entendidos.

A vida é um pulsar permanente, e em cada passo, em cada avanço ou retrocesso, em cada mudança, enfim, Esú está presente. Tudo começa por ele; por isso ele será sempre o primeiro.

ESÚ ESTÁ NOS PRÓTONS, NEUTRONS E ELÉTRONS, ENFIM, EM TUDO O QUE É MOVIMENTO.

No Culto Tradicional Yorubá, Esú é cultuado em uma pedra porosa chamada Yangi, e uma estatueta enfeitada com búzios; tendo em suas mão pequenas cabaças, onde leva diversos pós (asé) utilizados em suas magias.

- Trabalho de pesquisa a vários autores.



POEMA DE ESÚ

Autor :  Jorge Amado
                                                        


Não sou preto, branco ou vermelho
Tenho as cores e formas que quiser
Não sou Diabo nem Santo, Sou Esú
Mando e desmando,traço e risco, faço e desfaço
Estou e não vou, tiro e não dou, Sou Esú
Passo e cruzo, traços misturam e arrastam o pé
Sou reboliço e alegria, rodo, tiro e boto, jogo e faço fé
Sou nuvem, vento e poeira
Quando quero, homem e mulher
Sou das praias, e da maré, ocupo todos os cantos
Sou menino, avô, maluco até
Posso ser João, Maria ou José
Sou o ponto do cruzamento
Durmo, acordo e ronco falando, corro grito e pulo
Faço filho assobiando, Sou argamassa de sonho, carne e areia
Sou a gente sem bandeira, o espeto, meu bastão
O assento,  o vento.
Sou do mundo, nem do campo nem da cidade
Não tenho idade
Recebo e respondo pelas pontas, pelos chifres da nação
Sou Esú, Sou agito vida, ação
Sou os cornos da lua nova, a barriga da rua cheia
Quer mais? Não dou, não tou mais aqui!




Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Contato : 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)

7 comentários:

  1. Epá Esù.
    Ìbà majestade.
    Louvor ao nosso grande escrito Jorge Amado que nos brindou com este lindo poema.

    Ire aiku Obà.

    ResponderExcluir
  2. Kabiesi Obaala Aboru Aboye Oluwo, Mojuba Ya Otum Oba, Aboru Aboye Yanifa, Mojuba Ya Osun, Aboru Aboye Yanifa! Muito esclarecedor este post. Esu é realmente uma energia muito especial, ele é quem move tudo, é que ambre os caminhos. Estou muito grata por compartilhar esses ensinamentos. Laroye Esu!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, laaaaaaroyeee. Mojuba Iya osun, bela escrita, é muito esclarecedor aboru aboye, mojuba oluwo, aboru aboy, mojuba Iya otun oba aboru aboye.

    ResponderExcluir
  4. MOJUBA ESÚ, LAROYEEEE! Esú é maravilhoso! kabiyeci Obaala aboru aboye oluwo! mojuba iya otun oba aboru aboye iyanifá!mojuba iya osun aboru aboye iyanifá!

    ResponderExcluir