Pesquisar no blog

terça-feira, 22 de setembro de 2015

RITUAL DE SACRIFÍCIO



Tempo sacrificado não é garantia de bons resultados em nossas vidas.  Nem gastando tempo cronometrado em algo, é garantia de paz .
Quando as desarmonias são prevalecentes em nossas vidas; fomos ensinados a procurar o reino espiritual e rezarmos para implorarmos favores a Deus.  O que não aprendemos é que no reino espiritual, assim como no físico, requer algum tipo de dar para receber.

Os Yorubás acreditam em um Deus Supremo (Olodumare).  E acreditam que esse Deus criou as forças boas e as más.  Olodumare deu Asé (força) para ambas as forças e nenhum ser humano pode existir sem os dois lados.

Dentro de Ifá, o cosmos é dividido em dois lados : o lado direito, que está habitado pelos poderes sobrenaturais benevolentes, que são os Orisá,  as energias associadas a eles e a natureza, e o lado esquerdo, que está habitado pelos poderes sobrenaturais malevolentes, que são as energias destrutivas, do mau: como Ikú (morte), Arun (doença), Epe (maldição), entre outras.
Esses dois lados estão em conflitos constantes.

Os Yorubás acreditam que a verbalização de orações não é o bastante na relação com as energias sobrenaturais.
O oráculo de Ifá traz orientações preliminares a oração.  Por essas orientações podemos saber como rezar, para quem rezar e o que rezar.  Essas orientações de Ifá nos mostram qual o procedimento a fazer para elevar essa oração e qual o sacrifício a oferecer.
Existem vários tipos de sacrifícios :  tempo, canção, orikis, dança, dinheiro, transformação pessoal, mudanças de atitudes e oferecimento de força de vida, o sacrifício animal.

O sacrifício é uma tentativa de reorganizar as forças do universo de forma que elas possam trabalhar a nosso favor, trazendo paz, harmonia e força para nós e para o ambiente em que vivemos.
Sacrifício (Ebó) é uma tentativa dos seres humanos de enviar mensagens ao poder sobrenatural do universo.  Quando esse poder aceita o sacrifício, as energias começam a trabalhar a nosso favor.
Em alguns casos, são usados animais em sacrifício, para essa comunicação.  Esse animal é rezado e seu espírito encaminhado com todo respeito, para que ele seja aceito.  Assim como, os judeus rezam seus animais para purificá-los antes de sacrificá-los; e os cristão, que celebram o sacrifício humano de Cristo.
Dentro do Culto tradicional Yorubá, Ifá fala no odú Irete-Meji e Oturupon Oturá,  a proibição do sacrifício humano.
Os sacrifícios animais praticados pela religião Yorubá, além de movimentar o aşé, servem para alimentar as pessoas, uma vez que a carne é, na maioria das vezes, consumida.

Oferecer sacrifício, significa satisfazer as divindades e as forças da esquerda.  Os seres humanos não oferecem sacrifícios diretamente aos poderes da esquerda, eles oferecem a divindade guardiã, que é da direita. 
Esú, que é o mensageiro divino, sempre recebe o sacrifício e compartilha com as divindades da direita e as forças da esquerda.

A permanência do ser humano na Terra exige sacrifícios constantes. Sacrifício de tempo e de privação de alguma coisa em detrimento de outra. O sacrifício das transformações e da oferta de dinheiro obtido à custa de esforço através do trabalho; tudo girando num incessante processo que se resume em dar e receber.  As oferendas sacrificiais movimentam o aşé com o fluído vital liberado, atuando num âmbito não físico que altera situações indesejadas na vida humana.


4 comentários:

  1. Asee, muito interessante esse texto sobre o sacrifício, pois, elucida pra mim as dúvidas sobre o sofrimento que o animal podesse passar ao ser sacrificado. Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ase ! Que bom que conseguimos sanar dúvidas a respeito do assunto. Obrigado pelo contato.

      Excluir
  2. Ìbà 'Baala. Aboru, Aboye Oluwo.
    Que a luz de Obátálá seja plena em seus caminhos.
    Qual o significado da retirada e oferta dos órgãos dos animais e o seu oferecimento a divindade?
    Em caso de doença no pulmão, o pulmão da ave deve ser oferecido ou suprimido e por que?
    Por que oferecemos uma parte das costas das aves como Àse as Iyagbá?
    Contando com vossa sabedoria (ọgbọn), paciência (suuru) e sensibilidade (imo) para doar seu tempo, humildemente agradeço a vossa majestade.

    Ire aiku. Ire Ori ajè. Ire Alaafia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ki Gbá Asé ! Agbo Ato !

      A retirada dos orgãos dos animais significa a representação da oferenda dos nossos orgãos vitais, os que nos mantém vivos, por isso eles são ofertados, em agradecimento, a Divindade.

      Em caso de doença, não só de pulmão, a ave, ou qualquer outro animal, que for determinado pelo oráculo Ifá, para realização do ebó, deve-se perguntar ao oráculo, como proceder. Há casos em que é preciso enterrar, outros despachar, oferecer para Iyami; depende do caso e do que Ifá determinar. E cada animal têm o seu objetivo e o seu destino.

      No Culto Tradicional Yorubá, não temos informações sobre esse tipo de oferenda. Mas as costas dos animais femininos significam proteção, pois é nas costas que os Yorubás carregam seus filhos.
      Durante os rituais, no Culto Tradicional Yorubá, o bicho é compartilhado de acordo com a hierarquia do grupo do Egbé Iniciático.
      Asé !


      * Se tiver alguma informação sobre esse tipo de oferenda dentro do Culto Tradicional, favor compartilhe; serei grato pela informação.

      Excluir