Pesquisar no blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2019


DESAPEGO


Qual o real significado dessa palavra, que hoje em dia, tem sido tão usada e tão pregada ?
Desapego  significa perder a afeição a,  perder o interesseo empenho por, largar, soltar-se,  desagarrar-se, desunir, separar, extrair, sair.....

É Afastar-se de alguém ou alguma coisa. 

É Manter um vínculo ou amizade com distância.

 

O que observo, diante desse termo, tão em moda nos últimos tempos é a pregação ao individualismo e ao isolamento.  Desapego, para a maioria das pessoas, significa estar sozinho, sem se preocupar com nada, nem com ninguém, em uma total falta de amor a si mesmo e ao próximo.  A interpretação e colocação desse termo anda equivocada.  Porque você pode desapegar, sem violentar os princípios da vida nessa terra, que é viver em sociedade.

O real sentido do Desapego, é o desprendimento diante das coisa superficiais e fúteis e da vaidade, para olhar com a atenção merecida para fatos importantes que fazem todo o sentido da vida, que é saber dividir, compartilhar e Amar.  Foi para isso que o Ser Humano foi criado nessa terra.  Para Amar, se ajudar, compreender...  Isso é viver em sociedade, e é assim que acontece desde os primórdios.  O Homem vive em sociedade, não em casulos !

 

Por esse motivo é preciso ter esse termo muito claro na vida.

Desapegar de um ente querido, para que ele possa descansar, poupa-lo do sofrimento diante da morte para encontrar a paz.  Com certeza, deve-se esquecer o egoísmo diante da libertação do espírito.

 

Desapegar de filhos, companheiros, família...

Não !  Isso não é desapego !   Mesmo que se faça necessário um afastamento geográfico, para crescer e se realizar em suas vidas.  É uma situação em que o Amor, o aconchego, o apoio e a atenção se fazem necessários para que tudo aconteça.  Por isso, não pode ser um desapego.

 

Desapegar de uma vida medíocre, da violência, com certeza é preciso para se viver em paz.

Mas quando se tem clareza do que se quer e do que se acredita, é possível desapegar de coisas negativas e se apegar a coisas que podem proporcionar uma vida mais equilibrada e feliz.

Infelizmente vivemos em uma sociedade medíocre, que prega o desapego, mas precisa de tudo o que é fútil, luxo e conforto.

O desapego é o equilíbrio entre o que faz mal e o que se precisa para viver bem.

Por que preciso desapegar de um Amor, se posso amar, compartilhar, e ser livre e respeitado ?

Por que preciso desapegar de amizades, de pessoas, se posso respeitar os limites de cada um e ser respeitado ?

 

O que realmente o Ser Humano precisa é sentir mais Amor dentro de si e por si mesmo, para que  então possa olhar o próximo e a vida sem precisar desapegar equivocadamente.

 

Erelu Iya Osun

 


Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Visite os Blog's :  ifaorisaefunlase.blogspot.com
                               mestreraiodesol.blogspot.com
                               ifismo.blogspot.com.br

Contato : Brasil (21) 99713-3777  (WhatsApp)
                            (21) 99958-7230  (WhatsApp)

                 E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                           0021 1 786 303-0674  (WhatsApp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário