Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de maio de 2017

ÒSÀNYÌN

Ewe Òsànyìn !!!

Òsànyìn é a divindade das plantas medicinais e litúrgicas dentro do Culto aos òrìsá, tendo recebido, de Olódùmarè, o segredo das ervas.  Nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença, pois ele é o detentor desse àse.

A importância de Òsànyìn é muito grande, pois todos dependem de folhas e ervas para realização de seus cultos.  A força e o poder de Òsànyìn está no conhecimento de misturar essas folhas. Òsányìn é o detentor do segredo de todas as ervas existentes.
Apesar de cada òrìsá reinar especificamente em cada área da vida humana, todos dependem do conhecimento e da magia de Òsànyìn.

A figura de Òsànyìn é a do mago, que ajuda a todos.  É o conselheiro, a figura paterna, sem se envolver muito, só aparece quando sua presença é indispensável para solução do problema em questão. Vive sozinho na floresta, em silêncio e misterioso. 
Òsányìn possui um pássaro que é o seu mensageiro. Este pássaro voa por toda parte do mundo e pousa em cima da cabeça de Òsányìn, para lhe contar todos os acontecimentos. Este pássaro é um simbolismo bastante conhecido das feiticeiras.
Nos templos consagrados a Òsànyìn na África, é dito que esta ave 
habita no Igba Òsànyìn (a cabaça consagrada a Òsànyìn) e que ele 
fala quando Òsànyìn é consultado.
As folhas e as plantas constituem a emanação direta do poder da terra.  O sumo das folhas é também chamado de èjé ewé ou "sangue das folhas" e é um dos àse mais poderosos. 
Cada folha possui virtudes próprias e, misturadas, umas às outras, formam preparados medicinais e mágicos de grande importância no culto. 
As folhas, possuem o àse do sangue negro.

A floresta é o elemento vital para a manutenção da vida neste planeta, sem ela, não existiria o òrìsá!
O homem Africano sempre acreditou que destruir florestas, equivale a destruir os deuses que nelas habitam. 
Em todas as civilizações, antigas ou modernas, o vegetal é, inquestionavelmente, de suma importância na manutenção da vida humana.  Desde tempos primitivos, sempre se dependeu da natureza para sobreviver, e se utilizava, principalmente, a flora como parte de alimentação, para combater doenças, ou em rituais para prover o bem-estar social.

Nenhum ritual ou cerimônia feitas aos òrìsá pode ser realizada sem que Òsànyìn seja louvado, pois suas cantigas despertam o poder sobrenatural das plantas.

No ritual a Òsónyìn, primeiro saudamos a Terra, com a água que a fertiliza;  saudamos os òrìsá, como força vital da natureza;  saudamos os Ancestrais e saudamos os seres encantados( nunca habitaram neste planeta ) , para que possamos invocar a força da natureza, a força de cada folha.

ko si ewe, ko si òrìsá !

Sem folha não existe òrìsá !

Òsànyìn desempenha um papel fundamental no culto aos òrìsá, visto que sem folhas, sem a sua presença, nenhuma cerimônia pode realizar-se, pois ele detém o àse que desperta o poder do “sangue” negro das folhas.
Òsànyìn é o grande sacerdote das folhas, o grande feiticeiro, que por meio das folhas pode realizar curas e milagres, pode trazer progresso e riqueza. È nas folhas que está a cura para todas as doenças, do corpo e do espírito.
Òsànyìn vive na floresta em companhia de Àrònì, um anão de uma perna só. É o auxiliar que se responsabiliza  por causar o terror em pessoas que entram na floresta sem a devida permissão.
Òsànyìn conversa com os espíritos sagrados que moram dentro das árvores, nas florestas. Também conhece a linguagem dos animais e dos pássaros, imitando-os com perfeição.

"A natureza possui uma memória, lembre-se disso quando agredi-la, pois certamente ela lembrará de você quando precisar".  

Trabalho de pesquisa por 

Erelú Iyá Òsún Funké, Iyanifá Fun Mi Lolá (Fatima Gilvaz)
 - Popoola
- Malomo Odetumbi - Carlos Eduardo da Silva

- Vários sites sobre o assunto

Visite o nosso SITE:  www.efunlase.com
Contato : E.U.A. 0021 1 305 998-9214  (WhatsApp)
                               0021 1 786 303-0674  (WhatsApp)
                 Brasil (21) 99713-3777  (WhatsApp)
                            (21) 99958-7230  (WhatsApp)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário