IṢẸ́FÁ
IṢẸ́FÁ quer
dizer:
IṢẸ́ - TRABALHO
+ FÁ - IFÁ = Trabalho
de Ifá.
Este ritual
consiste em, um Bàbáláwo preparar os Ikin (sementes sagradas) e entregar para a
pessoa que deseja cultuar Òrúnmìlà, você
recebe o seu assentamento de Òrúnmìlà e através dele tem uma orientação de um
odu.
O
iniciado passa por alguns sacrifícios (ebó),
para controlar e equilibrar sua energia e o Bori, para que seu Ori (cabeça),
esteja em conexão com o alto.
O ritual de Isèfá,
normalmente é indicado para quem procura ter mais conhecimento sobre a vida
pessoal, sendo que o novo iniciado consegue aprender com seu Bàbáláwo
a controlar o caráter,
ter mais paciência, saber enxergar melhor o certo e o errado, saber se defender
e principalmente, organizar de uma maneira mais fácil a caminhada de sua vida.
O Omo Ifá,
aprende também como cuidar dos Ikin (sementes sagradas do dendezeiro),
assentamento de Ifá, de maneira que seu Odu o permitir.
Neste ato iniciático, a
pessoa toma conhecimento de seu Odu temporal, bem como os possíveis ewo
(impedimentos, proibições) provenientes dele. É quando o iniciado se
compromete consigo mesmo, a aprender as normas de condutas que devem ou não ser
tomadas, etc. O Isèfá tem a incumbência de proporcionar e propiciar o conhecimento
e crescimento Espiritual, por isso, é uma cerimônia permitida e aconselhada a
toda e qualquer pessoa.
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Isèfá é um
ritual, em que a pessoa não vai tornar-se sacerdote de Ifá, mas que precisa de
Ifá para mostrar o caminho a percorrer em sua vida. Esse ritual é realizado em poucos dias e é
onde Òrúnmìlà, através do oráculo Ifá revela
um Odu para pessoa, onde ficará sabendo
o melhor caminho a seguir para que sua vida flua de forma positiva. O Omo
Ifá, passa a ter um vínculo com Ifá e é através deste odu que o Bàbáláwo
poderá saber as direções para que o Omo
Ifá tenha uma boa vida na terra.
Ao
passar pelo ritual de Isèfá, a
pessoa recebe um assentamento de Ifá, mas isso não lhe dá o direito, nem condições
de iniciar outra pessoa dentro do culto, nem fazer com outrem o mesmo ritual pelo
qual ela passou, ou seja, o Ifá é assentado para que a pessoa somente reze e
adore Ifá.
O Omo Ifá
é responsável pelo seu assentamento individual e deverá cultuá-lo sob as
orientações do Bàbáláwo.
A pessoa que faz Isèfá segue, com os seus
princípios religiosos, sem alterar o fato da incorporação, no caso de quem já incorporava
antes do ritual, esse ritual é muito indicado para pessoas que tem problemas
para identificar o òrìsá mais adequado a ser cultuado.
Alguns destes Omo Ifá
querem chegar a ter seu destino traçado, e para isso devem passar pela Floresta
Sagrada (Igbodu). Tornando-se assim, um Sacerdote de Ifá, um Bàbáláwo.
O
processo de iniciação em Ifá ocorre diferentemente dos processos de iniciação
em outros Òrìşá. Essa diferença consiste em que as evocações,
acompanhadas dos sons dos tambores, não induzem ao transe e nem a incorporação.
É
fundamental notar que a iniciação em Ifá, se dá única e exclusivamente pela busca
do conhecimento da existência e do auto conhecimento, isto significa a tomada
de consciência a respeito da própria responsabilidade pelo curso existencial.
No
processo ocorre; ritos sagrados de conhecimento exclusivo dos Bàbáláwo
Ifá.
Trabalho por :
Obàaláse Oluwo Willer Almeida
Erelú Iyá Òsún Fatima Gilvaz
- Pesquisa :
- Awo
Fategbe Fatumbi Fasola
- Babalawo Ifa Gbaiyin Agboola.
- Agbole Obemo
- Awo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon
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