SOCIEDADE ÒGBÓNI
A sociedade Ògbóni se dedica a
praticar um dos cultos mais antigos, baseado na preservação de Onilè (Terra). Para os Yorubá a terra é sagrada porque foi a
primeira coisa que Olódùmarè criou, por isso os Ògbóni ensinam nesse culto como
tratar a Terra (Onilé), e a melhor maneira de melhorar a sua produção,
respeitando o seu poder.
Simbolizando a terra há um buraco
com aproximadamente 15 cm
de diâmetro , no canto dos templos de Ogbóni , que dizem não ter fundo. Durante as oferendas anuais, quantidades de
oferendas ali são depositadas e desaparecem imediatamente.
A Sociedade
Secreta Ògbóni é encontrada em terras Yorubá, e sustentada pela tradição de ter surgido nos
primórdios de Ilé Ifè.
Outra atividade dessa sociedade
é a de detectar as ofensas feitas aos ìmòle , para logo penalizar
rigorosamente os culpados.
Na cultura Yorubá, o caráter do homem é de importância suprema. O bem-estar do homem aqui na terra depende de
seu caráter.
Moralidade é resumida pela palavra Iwa que pode ser traduzida na
palavra "caráter". É dado
ênfase ao fato de que caráter bom deve ser a característica dominante da vida
de uma pessoa. Quando um Yorubá fala de
alguém, "Ele fala da forma de agir da pessoa".
Por esse motivo, o primordial para a Sociedade Secreta Ògbóni, é o
Caráter reto.
De acordo com o odú Ogbè-Ògúndá, Òrúnmìlá buscou os meios de sucesso na vida
e lhe foi dito que a única forma de conseguir, era se casando com Iwa. Ele se casou com Iwa e ficou muito próspero.
Conseqüentemente todos tem buscado, desde então, Iwa para o sucesso.
Segundo um itan do Odù Irosun-Iwori, num antigo
período da história da humanidade, esta vivia em total anarquia, promovendo
sucessivos incidentes de roubos, assassinatos e violações de toda ordem de
abuso aos códigos éticos ditados pelos ancestrais. Alguns habitantes pediram a interferência de Òrúnmìlá, para que colocasse um paradeiro naquela
situação alarmante. Òrúnmìlá ordenou que se realizassem sacrifícios, e
aqueles que cumpriram as instruções de Ifá prosperaram em segurança. Depois disso, Òrúnmìlá retirou-se aos céus, entregando a Edan a
responsabilidade sobre a Terra. Edan
firmou um pacto e, aqueles que juraram mantê-lo, poderiam viver em paz,
harmonia, justiça e prosperidade.
" Edan máà jékí
ohun búrurú kankan dé òdòmi"
"Edan não permita que coisas ruins se aproximem de mim".
Após
longo tempo de permanência na Terra, Edan retornou aos céus, delegando a um
grupo de pessoas responsáveis, a tarefa de supervisionar e fazer cumprir as
leis estabelecidas. Este grupo se uniu em fraternidade, tornando-se a conhecida
Sociedade Secreta Ògbóni.
Ainda
hoje, Ògbóni mantém ritual iniciativo baseado num pacto que estabelece e faz
cumprir o seu elevado código ético, zelando pelo bom caráter, justiça, verdade,
lealdade e proteção.
Com o
objetivo de promover a harmonia com a natureza, Ògbóni venera Onilé, simbolizada
pelo òrìşá Edan. Daí resulta que todo
aquele que transgredir o pacto estabelecido pela Lei de Ògbóni, deverá, incondicionalmente,
prestar contas à Edan, a própria Terra.
Como
a justiça de Ògbóni é firmada com a própria Terra, Onilé detém a prioridade em
todos os ritos.
Graças
a seu poder espiritual, os Ògbóni podem alcançar posições em nível sociais e
políticos. O chefe do culto de Ògbóni é
um iniciado que atinge o grau de Oluwo (senhor do sagrado/segredo) e é portador
do shaki, uma estola que o distingue como detentor de honra e respeito.
Há um pequeno grupo de mulheres
que fazem parte da Sociedade, e recebem o cargo de Erelú, elas representam os
interesses das mulheres da cidade nas reuniões.
Pode-se dizer, em síntese, que
a sociedade Ògbóni cultua o "espírito da Terra" (Onilé), para
assegurar a sobrevivência humana, a paz, a felicidade, a estabilidade social da
comunidade, a prosperidade e a longevidade.
Segundo a tradição, "a
Terra existiu antes das Divindades. A
Terra é a mãe a quem os mortos retornam.
A Terra e os ancestrais, são as fontes da lei moral".
A sociedade Ògbóni, é uma
instituição com funções religiosas, judiciais e políticas. Ela é uma espécie de assembléia de anciões da
cidade, unidos ritualmente, que regem um importante culto estruturado a partir
da cosmogonia dos Yorubá.
Onilé, é tida como a mais
poderosa de todos os Orisá, e mãe de todas as deidades Yorubanas. E os Edan é o elo que une a comunidade a Onilé.
Trabalho de pesquisa:
- Vários autores:
. Willian Bascon
. Wande Abimbola
. Peter Morton - Williams
. Lawal
- Efunlase
- Revista do Museu de Arqueologia e
Etnologia - SP
- Vários sites sobre o assunto.
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Mo juba Erelu Osun Funkè, Aboru, Aboye Iyanifa.
ResponderExcluirPerfeito e didático, como sempre.
Que o Espirito da Terra lhe proteja sempre e que a palavra VERDADE seja preservada para sempre.
Otito, Epá Odù. Epá Orisá.
MO juba Ìyá.
Ki Gba Àse ! Agbo Ato !
ExcluirAse !
A Verdade sempre acompanha aquele, o qual, o caráter reto faz parte dessa caminha sobre a Terra (Onilé).
Mojubá Àgbonìrègún !
Muito esclarecedor !
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