RITUAL DE SACRIFÍCIO
Tempo
sacrificado não é garantia de bons resultados em nossas vidas. Nem gastando tempo cronometrado em algo, é
garantia de paz .
Quando
as desarmonias são prevalecentes em nossas vidas; fomos ensinados a procurar o
reino espiritual e rezarmos para implorarmos favores a Deus. O que não aprendemos é que no reino
espiritual, assim como no físico, requer algum tipo de dar para receber.
Os
Yorubás acreditam em um Deus Supremo
(Olodumare). E acreditam que esse Deus
criou as forças boas e as más. Olodumare
deu Asé (força) para ambas as forças e nenhum ser humano pode
existir sem os dois lados.
Dentro
de Ifá, o cosmos é dividido em dois lados : o lado direito, que está habitado
pelos poderes sobrenaturais benevolentes, que são os Orisá, as energias
associadas a eles e a natureza, e o lado esquerdo, que está habitado pelos
poderes sobrenaturais malevolentes, que são as energias destrutivas, do mau: como Ikú (morte), Arun (doença), Epe (maldição), entre outras.
Esses
dois lados estão em conflitos constantes.
Os
Yorubás acreditam que a verbalização de orações não é o bastante na relação com
as energias sobrenaturais.
O
oráculo de Ifá traz orientações preliminares a oração. Por essas orientações podemos saber como
rezar, para quem rezar e o que rezar.
Essas orientações de Ifá nos mostram qual o procedimento a fazer para
elevar essa oração e qual o sacrifício a oferecer.
Existem
vários tipos de sacrifícios : tempo,
canção, orikis, dança, dinheiro, transformação pessoal, mudanças de atitudes e
oferecimento de força de vida, o sacrifício animal.
O
sacrifício é uma tentativa de reorganizar as forças do universo de forma que
elas possam trabalhar a nosso favor, trazendo paz, harmonia e força para nós e
para o ambiente em que vivemos.
Sacrifício
(Ebó) é uma tentativa dos seres humanos de enviar mensagens ao poder
sobrenatural do universo. Quando esse
poder aceita o sacrifício, as energias começam a trabalhar a nosso favor.
Em alguns casos, são usados animais em sacrifício,
para essa comunicação. Esse animal é
rezado e seu espírito encaminhado com todo respeito, para
que ele seja aceito. Assim como, os
judeus rezam seus animais para purificá-los antes de sacrificá-los; e os
cristão, que celebram o sacrifício humano de Cristo.
Dentro
do Culto tradicional Yorubá, Ifá fala no odú Irete-Meji e Oturupon Oturá, a proibição do sacrifício humano.
Os sacrifícios animais praticados pela
religião Yorubá, além de movimentar o aşé, servem para alimentar as pessoas,
uma vez que a carne é, na maioria das vezes, consumida.
Oferecer
sacrifício, significa satisfazer as divindades e as forças da esquerda. Os seres humanos não oferecem sacrifícios
diretamente aos poderes da esquerda, eles oferecem a divindade guardiã, que é
da direita.
Esú,
que é o mensageiro divino, sempre recebe o sacrifício e compartilha com as
divindades da direita e as forças da esquerda.
A permanência do ser humano na Terra
exige sacrifícios constantes. Sacrifício de tempo e de privação de alguma coisa
em detrimento de outra. O sacrifício das transformações e da oferta de dinheiro
obtido à custa de esforço através do trabalho; tudo girando num incessante
processo que se resume em dar e receber. As oferendas sacrificiais movimentam o aşé com
o fluído vital liberado, atuando num âmbito não físico que altera situações
indesejadas na vida humana.
Asee, muito interessante esse texto sobre o sacrifício, pois, elucida pra mim as dúvidas sobre o sofrimento que o animal podesse passar ao ser sacrificado. Muito obrigada
ResponderExcluirAse ! Que bom que conseguimos sanar dúvidas a respeito do assunto. Obrigado pelo contato.
ExcluirÌbà 'Baala. Aboru, Aboye Oluwo.
ResponderExcluirQue a luz de Obátálá seja plena em seus caminhos.
Qual o significado da retirada e oferta dos órgãos dos animais e o seu oferecimento a divindade?
Em caso de doença no pulmão, o pulmão da ave deve ser oferecido ou suprimido e por que?
Por que oferecemos uma parte das costas das aves como Àse as Iyagbá?
Contando com vossa sabedoria (ọgbọn), paciência (suuru) e sensibilidade (imo) para doar seu tempo, humildemente agradeço a vossa majestade.
Ire aiku. Ire Ori ajè. Ire Alaafia.
Ki Gbá Asé ! Agbo Ato !
ExcluirA retirada dos orgãos dos animais significa a representação da oferenda dos nossos orgãos vitais, os que nos mantém vivos, por isso eles são ofertados, em agradecimento, a Divindade.
Em caso de doença, não só de pulmão, a ave, ou qualquer outro animal, que for determinado pelo oráculo Ifá, para realização do ebó, deve-se perguntar ao oráculo, como proceder. Há casos em que é preciso enterrar, outros despachar, oferecer para Iyami; depende do caso e do que Ifá determinar. E cada animal têm o seu objetivo e o seu destino.
No Culto Tradicional Yorubá, não temos informações sobre esse tipo de oferenda. Mas as costas dos animais femininos significam proteção, pois é nas costas que os Yorubás carregam seus filhos.
Durante os rituais, no Culto Tradicional Yorubá, o bicho é compartilhado de acordo com a hierarquia do grupo do Egbé Iniciático.
Asé !
* Se tiver alguma informação sobre esse tipo de oferenda dentro do Culto Tradicional, favor compartilhe; serei grato pela informação.